O tamanho da Arca
De acordo com o texto bíblico (Gênesis 6:15), a arca tinha 300 côvados de comprimento, 50 côvados de largura e 30 côvados de altura, o que dá, em medidas atuais, 135m x 22,5m x 13,5m (C-L-A). Esse tamanho é bastante grande, e só há relatos de navios (ou barcos) que chegaram a essas dimensões muito recentemente. Veja a comparação na figura abaixo, retirada do site answersingenersis.org.
A arca era do tamanho de um transatlântico atual, com três andares (conforme Genesis 6:13). Teria o equivalente em volume a 569 containers. A figura a seguir indica qual seria a sua altura, em um corte transversal. Neste desenho há uma proposta sobre como o espaço teria sido utilizado.
Testes modernos indicam que o seu formato é perfeito. Suporta ondas de até 70m de altura, e pode inclinar até 90 graus e retornar ao normal. É mais estável do que os grandes navios atuais. A maioria dos grandes barcos atuais mantém a relação de medidas da arca, apenas com algumas alterações para permitir que possam se mover rapidamente – o que não é o caso da arca. Nada indica, portanto, que ela tivesse a forma de um barco. O objetivo seria somente a flutuação, e não a navegação efetiva.
Sobre os animais
Quantos casais de animais Noé pôs na arca? A Bíblia diz que foi um casal para os animais impuros, e sete casais de animais puros (conforme Gn 6:19, 7:2). Portanto não se trata de, simplesmente, um casal de cada espécie.
Atualmente há entre 500 mil e 1 milhão e meio de espécies animais. Como todos estes caberiam na arca?
Existem várias possíveis explicações para esse questão. Uma delas é o Dilúvio Local, onde somente uma parte da Terra – a parte habitada àquela época – seria inundada. Isso reduziria a quantidade de espécies que precisariam ser salvas, ou seja, somente aquelas que comporiam a fauna daquela região. Porém, mesmo se considerarmos o conceito do Dilúvio Global – toda a Terra foi inundada – a arca seria suficiente.
Outra explicação se refere ao conceito moderno de espécies, que provavelmente não é o mesmo conceito usado na Bíblia. Considere-se que o autor do livro de Gênesis não era um biólogo com a visão da diferenciação das espécies que temos hoje. Desta forma seria necessário levar cerca de 72.000 tipos diferentes de animais na arca. Considerando que a maioria dos animais tem o tamanho médio de um gato, haveria espaço mais do que suficiente. Insetos quase não ocupam espaço. Animais marinhos ficaram no mar, e muitas espécies podem ter sobrevivido em forma de filhotes, ou mesmo como ovos. Isso reduziria também a quantidade de alimento necessário para o período, sendo que muitos animais podem ter entrado em estados de hibernação. Lembrando que o tempo total foi de aproximadamente 1 ano (7 dias esperando, 40 dias de chuva, 150 dias até a água baixar, e mais algum tempo para a água secar).
Share
Últimos Comentários