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As dificuldades impostas pelo Dilúvio Global levaram ao desenvolvimento de uma teoria que considera que o Dilúvio não foi um evento que atingiu todo o planeta Terra, mas somente a região que era habitada àquela época. Seguem alguns argumentos usados para a defesa desta teoria.

Os principais argumentos que geraram essa necessidade foram

  • Não há água suficiente no mundo para cobrir todas as montanhas do planeta (Gn 7:19-20).
  • Deus teria que fazer migrar animais de todo o planeta para a região da Mesopotâmia (vindos das Américas, África, Ásia e Oceania), alojá-los na arca, e fazer todo o processo de volta ao final do Dilúvio.

O significado de “toda a Terra”

Mesmo a Bíblia falando de “toda a Terra”, argumenta-se que essa expressão pode não significar “todo o planeta”. Esta mesma expressão é usada em outros locais, como Atos 2:5 (onde significa todas as nações), Colossenses 1:23 (toda a criatura debaixo dos céus). Isso claramente se refere ao mundo conhecido da época. Mesmo no texto do Dilúvio encontramos a expressão “toda a Terra secou”, o que obviamente se refere apenas à região em que estavam, já que os oceanos continuaram existindo.

A tradução do termo kol eret

No texto original, kol eret é traduzido por  “toda a terra”, mas poderia significar “todos os povos”. Considerando que toda a humanidade vivia naquela região, seria toda a terra conhecida àquela época. Os mesmos termos são usado em outras parte de Genesis, como 7:23, Gn 8:8, Gn 18:25 e Salmos 96:1. kol eret pode significar “toda a região”, como em Gn 13:9, Gn 41:57, Lv 25:9.

A palavra tebel também é traduzida como “toda a terra”, porém ela não é usada no texto bíblico do Dilúvio.

A palavra eret tipicamente é traduzida como “pessoas”, como em Gn 6:11-12, de forma que kol eret significaria “todos os povos” e não “toda a terra”.

Um outro texto que é usado como argumento é o de 2 Pedro 3:5-6, onde o autor fala sobre o Dilúvio:

Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existiam céus e terra, esta formada da água e pela água. E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído.

Observe a referência explícita em “o mundo daquele tempo”, podendo justamente significar a humanidade da época de Noé. Lembre-se que o evento da torre de Babel é posterior ao Dilúvio, de forma que àquele tempo só havia um povo sobre a Terra.

Objeções ao Dilúvio Local

  • Se todos os homens não estavam espalhados sobre a terra, porque Deus não mandou Noé simplesmente se mudar antes do Dilúvio?
    • Uma possível resposta é que Deus queria demonstrar seu poder, como em Jericó (7 dias marchando), fazer a primeira associação entre a  Arca x Jesus, para nos ensinar sobre a Fé, etc.
  • Se o Dilúvio foi local, porque haveria a necessidade de se levar os animais?
    • Uma possível resposta é a proteção da fauna local, especialmente os pássaros, que teriam dificuldades em voar na chuva, considerando que a água ficou acima das montanhas na região.

O Dilúvio e o Mar Negro

mar-negro-diluvioUm estudo publicado por William Ryan and Walter Pitman em 1997 mostrou que houve uma inundação muito rápida no Mar Negro próximo do ano de 5600 AC, através do estreito de Bósforo. Este evento teria coberto uma área de 155.000 km2 em um curto período de tempo. Após essa publicação, várias pesquisas tem sido feitas, identificando indícios de construções antigas submersas a 100m de profundidade, confirmando que estas áreas teriam sido habitadas no passado.

A figura ao lado indica, na sua parte escura, qual teria sido a costa do Mar Negro no passado, e a parte clara mostra a sua costa atual (fonte: wikimedia.org). Considera-se que a civilização, à época de Noé, viveria às margens do Mar Negro, e teria sido destruída por essa súbita enchente.

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